domingo, 16 de agosto de 2009

Anadia inaugura Parque Infantil Temático/Militar Único na Europa

Foi com algum êxtase e natural emoção que os anadienses assistiram à inauguração do Parque Infantil Temático/Militar de Anadia, infra-estrutura que se apresenta na vanguarda arquitectónica europeia, erguida no entroncamento de duas das principais ruas de Anadia ( Rua Cancela de Abreu e Rua Dr. Adriano Henriques ).
Há muito que a população ansiava pela possibilidade de poder passear e desfrutar com os seus filhos num tão agradável espaço de lazer e de inovadoras actividades lúdicas. A proximidade do realismo é o porta-estandarte deste parque, segundo Literius, “O Demolidor.” De facto, ao contrário de outros parques infantis, onde as criancinhas se limitam a emoções pouco fortes, ou seja, fazem bonequinhos de plasticina, baloiçam, saltam à corda, brincam no escorrega e com arcos (enfim... infantilidades…) neste parque, os pais podem ficar descansados, porque emoção não vai faltar. Se pensa que estamos a falar de um local com actividades radicais ( skates, bicicletas ou escalagem), engana-se. O seu filho seguramente desfrutará, de forma bem diferente, do novo parque, uma vez que lá é possível as crianças preparem-se para a vida, ou pelo menos ( a julgar pelo que assistamos) ao que restará dela.
Este novo projecto, à semelhança da futura destruição do antigo Mercado Municipal, ficou a dever-se à União Europeia, que subsidiou a sua construção através de um fundo comunitário, “Quadro de Referência Estratégica Nacional” (QREN). Tratou-se, como é da praxe em Anadia, de mais um projecto ambicioso, com uma visão futurista, que tem como principal impulsionador a ideia defendida pelos vereadores locais de que “ de pequenino se torce o menino”.
Aliada à vertente lúdica, surge o protocolo assinado com a NATO e com o Ministério da Defesa Nacional, de preparar os de tenra idade, sem métodos invasivos, para um futuro hostil. Ou seja, a criança que, divertindo-se, conseguir escapar ilesa deste parque, ficará automaticamente dispensada do cumprimento do serviço militar, bem como aquelas que, por terem sido vítimas de choques eléctricos ficando com graves lesões corporais, decorrentes das brincadeiras armadilhadas colocadas no Parque Infantil, embora não dispensadas da tropa, apenas exercerão funções administrativas (em teatro de guerra, evidentemente.)
Neste parque infantil nada foi deixado ao acaso, uma vez que, por entre a areia fina e a pouca vegetação do parque (a lembrar o deserto árabe), é possível encontrar várias tomadas eléctricas (qual tal mina anti pessoal a céu aberto) prontas a provocar graves electrocussões nas crianças que por ali passem ou decidam brincar.


No parque infantil várias tomadas eléctricas a céu aberto estão prontas a provocar electrocussões nas criancinhas, que por ali passem ou decidam brincar.


Foto de mais uma mina anti- pessoal colocada estratégicamente no Parque Infantil Temático/Militar de Anadia


Numa numa das árvores do parque infantil, foi deixada uma pequena armadilha, ou seja, um cabo electrico, inteligentemente enrolado, proveniente de um poste de alta tensão, pronto a ser tocado ao mínimo deslize, podendo mesmo provocar a morte das criancinhas.



Também não foi deixado ao acaso, a existência de túnel de treino, na qual as crianças podem escorregar, sem saberem o que lhes espera, como acontece num verdadeiro cenário de guerra. Está, portanto, de parabéns toda a autarquia, por mais uma destas brilhantes iniciativas, oferecendo aos seus munícipes mais um monumento tão peculiar, único no país e em toda a Europa. Anadia convida-o.

Sem comentários: