
Durante os anos em que se estabeleceram na Península, os visigodos caracterizaram-se pela imensa influência que receberam da cultura e da mentalidade política romana, criando formas artísticas originais, como o arco de ferradura e a planta cruciforme das igrejas. Aliás é da execução destas actividades (já sob a forma de pequenas industrias artesanais) que advêm as denominações das localidades limítrofes de Arcos e Ferreiros.

Inesperadamente, há cerca de dois anos, entre a Igreja de S. Sebastião e agência local do “BPI”, aquando da construção de mais um edifício sem jeito nenhum, uma das máquinas rectro-escavadoras, deixou a descoberto aquela que seria confirmada mais tarde como uma das maravilhas de Anadia, a qual viria mesmo a ser o porta-estandarte da candidatura de Anadia a património da Humanidade: Vêem a luz do Sol as ruínas de um antigo templo visigótico, com as suas imponentes e luzidias colunas em pedra platinada, que hoje damos conhecimento aos leitores. Imediatamente, e durante mais de dois anos, se iniciaram os trabalhos arqueológicos de escavação e de conservação de tão precioso achado. Felizmente, tivemos a honra de estar presentes na inauguração ao público do Museu Visigótico, o qual naturalmente, tem como ex-libris as colunas visigóticas de Anadia, que, em conjunto com outros monumentos, fazem as delícias da terra.
Sugerimos , uma visita ao local, pelo que divulgamos a todos os interessados os preços praticados. A visita guiada às colunas visigóticas varia entre os 10 € e os 80€, conforme os visitantes queiram ou não tocar nas colunas com as mãos. As crianças até aos 6 meses de idade, desde que devidamente acompanhadas pelos pais, não pagam bilhete. Anadia convida-o.
Vista frontal das belas colunas visigóticas de Anadia
3 comentários:
Já lá fui. Fiquei deslumbrada. De facto, tudo o que é belo impressiona e faz-nos perceber a importância da cultura através dos tempos. Desde Silvius a Literianus todos estes imperadores governaram no seu melhor.
Visitem! Vale a pena!
Não resisti e voltei para fotografar este belo monumento do património local. Como sou correspondente no National Geographic, já enviei as fotos para a nossa secção em Paris. Com a reportagem que sairá no próximo número, as colunas visigóticas de Anadia passarão a património mundial.Contem comigo!
Eu também já visitei as colunas, e claro, fiquei fascinado! São de um beleza extrema e são,sem dúvida, um dos ex-libris da cidade. Anadia merece este monumento, em pleno centro da cidade ! Obrigado.
Enviar um comentário